ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mai/2023

Futuros de soja em alta acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (05/05). Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 3%. O derivado, por sua vez, acompanhou o avanço expressivo do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte às cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O vencimento julho da oleaginosa subiu 18,75 cents (1,32%), e fechou a US$ 14,36 por bushel. O mercado também foi influenciado pela possibilidade de chuvas em áreas do Meio Oeste dos Estados Unidos no começo desta semana, o que pode atrapalhar o plantio.

Porém, o tempo mais úmido poderia aliviar o déficit de umidade que vem crescendo em Iowa, Missouri e Illinois. Em Nebraska, quase todo o território apresenta algum nível de seca. Illinois e Iowa são os principais Estados produtores de soja nos Estados Unidos. Além disso, o ritmo dos trabalhos de campo está mais acelerado do que nos últimos anos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura no país estava 8% adiantada em relação à média dos cinco anos anteriores. O plantio começou cedo e avançou rapidamente, principalmente para a soja.