ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mai/2023

Futuros da soja encerraram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago recuperaram perdas e fecharam praticamente estáveis nesta quinta-feira (04/05). O vencimento julho da oleaginosa ganhou 0,25 cent (0,02%), e fechou a US$ 14,17 por bushel. O desempenho foi motivado em parte pelo dólar, que desacelerou os ganhos ante o Real nas últimas horas de pregão. O mercado vinha sendo pressionado pelo clima favorável ao plantio nos Estados Unidos.

De acordo com a meteorologia, as temperaturas no Meio Oeste do país vão continuar subindo gradualmente nos próximos dias, melhorando as condições para o plantio. Porém, o déficit de umidade vem crescendo em Iowa, Missouri e Illinois, e 98,99% do território de Nebraska apresenta algum nível de seca. Illinois e Iowa são os principais Estados produtores de soja nos Estados Unidos. Dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta quinta que exportadores venderam 289,7 mil toneladas de soja da safra 2022/2023 na semana encerrada em 27 de abril. O resultado representa queda de 7% ante a semana anterior, mas aumento de 78% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para 2023/2024, foram vendidas 67 mil toneladas. A China comprou 201,3 mil toneladas do volume total, de 356,7 mil toneladas.