ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mai/2023

Safra recorde de soja impulsiona PIB do 1º trimestre

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve fechar o primeiro trimestre bastante positivo, ajudado pela colheita de uma safra recorde de soja no País. A produção de soja já impulsionou o PIB a uma elevação de 2,5% em fevereiro ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2022, a atividade econômica teve expansão de 2,7% em fevereiro de 2023. O primeiro trimestre vai ser um número muito bom, tem todos os indícios para isso. A dificuldade virá mais ao longo do ano: segundo, terceiro e quarto trimestres. Cerca de 70% da colheita da soja é no primeiro trimestre. Como há um crescimento esperado de mais de 20% para a produção de soja, ela vai ter muita influência no número do primeiro trimestre.

O PIB do primeiro trimestre será bem forte. Na passagem de janeiro para fevereiro, sob a ótica da oferta, a atividade econômica foi impulsionada por uma expansão de 7,8% do PIB agropecuário. Houve contribuições positivas também do PIB industrial, com alta de 1,5%, e do PIB de serviços, aumento de 0,6%. Porém, a disseminação de taxas positivas em fevereiro entre as atividades econômicas parece pontual. Pelo lado da demanda, o consumo das famílias se expandiu 1,4% em fevereiro ante janeiro, enquanto o consumo do governo encolheu 1,6%. Ainda é o consumo de serviços puxando o consumo das famílias, o próprio turismo, que é importante nessa época do ano. Essa normalização do turismo contribuiu muito para a expansão do consumo das famílias.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 18,0% em fevereiro, mas vinha de uma base de comparação depreciada, já que tinha tombado 11,3% em janeiro, ponderou a coordenadora do Monitor do PIB. A exportação de bens e serviços encolheu 5,0% em fevereiro ante janeiro, enquanto a importação aumentou 4,7%. O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais. Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 1,829 trilhão no primeiro bimestre de 2023, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 16,6% em fevereiro de 2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.