ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mai/2023

Futuros em baixa com avanço do plantio nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (02/05), refletindo o avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores de soja tinham semeado 19% da área total prevista até o dia 30 de abril, em comparação a 7% um ano antes e 11% na média dos cinco anos anteriores. Em Illinois e Iowa, os dois principais Estados produtores, a semeadura estava em 39% e 16%, respectivamente, ante 15% na média de cinco anos.

O vencimento julho da oleaginosa recuou 16,75 cents (1,17%), e fechou a US$ 14,10 por bushel. Além disso, a previsão é de clima mais favorável aos trabalhos de campo no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, as temperaturas na região devem subir gradualmente ao longo da semana, melhorando as condições para o plantio. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pesou sobre os contratos.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. A StoneX manteve sua estimativa para a safra brasileira de soja 2022/2023 em 157,68 milhões de toneladas. A perspectiva de consumo interno aumentou de 54 milhões de toneladas para 55 milhões de toneladas. Mesmo assim, e com as exportações estimadas no recorde de 96 milhões de toneladas, os estoques finais 2022/2023 ficariam em 8 milhões de toneladas, nível mais elevado que os registrados nos últimos anos.