ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Abr/2023

Futuros de soja recuam com fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (24/04). O mercado foi influenciado em parte pela ausência de vendas avulsas de soja norte-americana para a China. O último anúncio de venda desse tipo para o país asiático ocorreu em 26 de janeiro. No dia 20 de abril, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que exportadores do país venderam 103 mil toneladas de soja na semana encerrada em 13 de abril, sendo apenas 35,1 mil toneladas para a China. O vencimento julho da oleaginosa recuou 13,00 cents (0,90%), e fechou a US$ 14,36 por bushel. Dados de exportação dos Estados Unidos também pesaram sobre os contratos.

O USDA informou nesta segunda-feira (24/04) que 374.960 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 20 de abril, queda de 29,3% ante a semana anterior. Do total, 128 mil toneladas tinham como destino a China. De acordo com a S&P Global Commodity Insights, os preços domésticos de soja no país asiático caíram acentuadamente por causa do grande volume exportado pelo Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar 15,152 milhões de toneladas em abril. Porém, os preços mais baixos de soja importada melhoraram as margens de esmagamento na China e estão atraindo interesse de esmagadoras.

A AgRural informou que a colheita da safra brasileira de soja 2022/2023 atingiu, no dia 20 de abril, 92% da área cultivada no País, em comparação com 86% na semana anterior e 91% há um ano. Os trabalhos estão encerrados em todos os Estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e na Bahia, Tocantins e Rondônia. Entre os Estados que ainda estão colhendo, o Rio Grande do Sul é o que ainda tem mais área por colher. Mesmo assim, as máquinas avançaram com bom ritmo na semana passada. As perdas foram limitadas pelo clima desfavorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. A meteorologia prevê que as baixas temperaturas na região podem provocar geadas e causar danos nas lavouras de soja nesta semana. O tempo deve continuar frio até o começo de maio, o que deve atrapalhar o plantio.