ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2023

Futuros da soja em baixa com realização de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta terça-feira (04/04). Traders embolsaram lucros após o mercado ter subido em seis dos sete pregões anteriores e acumulado ganho de 7,22% no período. Isso pode ser o início de alguma realização de lucros antes do feriado de três dias da Páscoa. A Bolsa de Chicago ficará fechada nesta sexta-feira (07/04) por causa do feriado da Sexta-feira Santa. A alta também foi sustentada pelo desempenho do farelo e do óleo de soja, que subiram cerca de 1,5%. O vencimento maio da oleaginosa perdeu 4,50 cents (0,30%), e fechou a US$ 15,17 por bushel.

A ampla oferta brasileira no mercado de exportação é outro fator baixista para as cotações. A colheita no Brasil atingiu 76% da área cultivada até o dia 30 de março, em comparação com 70% uma semana antes e 81% em igual período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Praticamente finalizados na Região Centro-Oeste, os trabalhos agora se concentram na Região Sul do País e no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A expectativa em relação à terceira rodada do programa conhecido como "dólar soja" na Argentina também pesou sobre os contratos.

O programa poderá resultar em vendas mais aceleradas do grão remanescente da safra 2021/2022. O jornal La Nación informou que o anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (04/04). O programa deverá ficar em vigor por 30 dias e estabelecer uma taxa de câmbio especial para estimular a venda de soja por parte de produtores. Quanto ao clima para o plantio nos Estados Unidos, a meteorologia prevê fortes tempestades e ventos até esta quarta-feira (05/05) no Meio Oeste do país, com neve limitada ao noroeste da região. A expectativa para a próxima semana é de temperaturas mais amenas, que permitirão o avanço dos trabalhos de campo caso o solo não esteja muito úmido.