ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mar/2023

Óleo de Palma: Grupo BBF investe na Região Norte

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), maior produtor de óleo de palma da América Latina, deseja ampliar seu portfólio com produtos para os setores farmacêutico, cosmético, alimentício, de higiene e limpeza. Para isso, investiu em duas plantas de insumos renováveis em 2023. As unidades de negócios BBF BioTech querem substituir os produtos petroquímicos pelos fabricados a partir de óleos vegetais cultivados pela BBF na região Amazônica. A primeira unidade da BBF BioTech foi construída em Ji-Paraná, em Rondônia, e prevê produzir dez tipos de insumos renováveis, como produtos de higiene pessoal, limpeza e cosméticos. O investimento para a construção da planta foi de aproximadamente R$ 33 milhões e a capacidade instalada de produção é de 3 mil toneladas por mês.

A indústria entrou em operação em fevereiro deste ano. Uma segunda planta industrial está em construção, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2023, em Manaus (AM). A companhia prevê investimento de cerca de R$ 90 milhões na unidade e capacidade instalada idêntica à do primeiro projeto, pelo menos durante a primeira fase da operação. Em 2022, a empresa encaminhou o pedido de patente de 11 produtos para as áreas farmacêutica, cosmética, de limpeza, alimentos, agricultura e biocombustíveis ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A empresa vai entrar na indústria de cosméticos, com xampus e cremes hidratantes feitos “100% dentro de casa”.

Os produtos têm sido desenvolvidos em parcerias com as principais instituições de pesquisa do País, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT). O objetivo é promover inovação no setor de biotecnologia, desenvolvendo insumos renováveis. A empresa recentemente firmou parcerias também para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os combustíveis sustentáveis serão produzidos a partir de 2025 na primeira Biorrefinaria desse tipo no país, em construção na Zona Franca de Manaus. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.