ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2023

Futuros da soja recuam com dólar forte ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (15/03). O mercado foi pressionado pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 14,893 milhões de toneladas neste mês, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

O vencimento maio da oleaginosa cedeu 4,50 cents (0,30%), e fechou a US$ 14,89 por bushel. A alta do dólar, por sua vez, refletiu temores externos com o Credit Suisse e riscos de contágio no setor bancário global. Preocupações com a saúde do sistema bancário aumentaram após o principal acionista do Credit Suisse, o Saudi National Bank (SNB), ter descartado a hipótese de oferecer mais ajuda ao banco suíço, que enfrenta sérias dificuldades desde o ano passado.

A forte queda do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também pesou sobre as cotações da soja. O petróleo está próximo do menor nível em 15 meses, refletindo o sentimento de aversão a risco decorrente dos problemas do setor bancário. Além disso, os estoques de petróleo nos Estados Unidos cresceram bem mais que o esperado na semana passada. Os estoques da safra velha nos Estados Unidos estão ficando apertados e os agricultores vêm segurando o produto. No momento, porém, grandes fundos de investimento não estão se importando com a oferta apertada e estão vendendo ativos de risco.