ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2023

Biodiesel: setor de combustíveis deverá se explicar

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) notificaram extrajudicialmente a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e representantes dos setores automotivo, de peças, máquinas, equipamentos, transportes e de importação de diesel, que emitiram uma nota crítica ao aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil, no dia 9 de março. As entidades contrárias ao aumento da mistura devem apresentar, em 48 horas a partir de terça-feira (14/03), os estudos técnicos nos quais se basearam para escrever a nota e que comprovem as afirmações lá feitas.

O principal esclarecimento solicitado na notificação refere-se à alegação de representantes dos setores de combustíveis de que a adição de mais biodiesel ao diesel poderia causar panes súbitas em ônibus e caminhões. Caso as entidades não apresentem os estudos que comprovem as afirmações da nota conjunta, as entidades ligadas ao setor do biodiesel tomarão as medidas legais cabíveis. Foram notificadas extrajudicialmente a CNT, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), entre outras entidades.

Na semana passada, as três entidades ligadas à indústria do biodiesel já haviam criticado, em nota conjunta, a manifestação de entidades contrárias ao aumento da mistura de biodiesel ao diesel. A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) também repudiou o posicionamento de entidades empresariais ligadas ao setor de combustíveis, afirmando que é a contramão daquilo que o mundo inteiro está buscando, que é promover os biocombustíveis como matriz energética. A indústria do biodiesel trabalha pelo aumento gradual da mistura ao diesel fóssil dos atuais 10% para 15% até março de 2024. O tema será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), prevista para esta sexta-feira (17/03). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.