ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2023

RS: Emater estima quebra de 31% na safra de soja

Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (07/03) pela Emater, órgão de assistência técnica ligado ao governo, a safra de soja do Rio Grande do Sul 2022/2023 foi estimada em 14,170 milhões de toneladas, queda de 31,1% na comparação com a previsão inicial, com lavouras gaúchas sofrendo com a falta de chuvas ou precipitações irregulares. Ainda assim, o Estado que é um dos maiores produtores de grãos do Brasil deverá elevar sua safra de soja e milho, uma vez que a estiagem da temporada atual foi menos severa do que a vista no ciclo passado.

No ano passado ocorreu uma estiagem muito mais severa do que a que se apresenta nesta safra. No ano passado, o Rio Grande do Sul colheu 9,160 milhões de toneladas de soja. Isso implica dizer que a produção gaúcha da oleaginosa crescerá 54,6% na comparação com o ciclo anterior. Diferentemente do Rio Grande do Sul, as demais regiões produtoras do Brasil tiveram clima favorável de maneira geral para os cultivos, o que deverá garantir ao país uma safra recorde acima de 150 milhões de toneladas de soja, segundo dados de analistas privados.

A colheita da soja praticamente ainda não se iniciou no Rio Grande do Sul. No ano passado, já havia 3% a 4% colhidos. Houve atraso no plantio por questões climáticas. Já a área plantada com soja no Rio Grande do Sul cresceu 2% na comparação anual, para 6,5 milhões de hectares, fazendo do Estado o de segundo maior cultivo da oleaginosa no país, atrás apenas de Mato Grosso. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.