ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Fev/2023

Futuros de soja caem com avanço da colheita em MT

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (27/02). O mercado foi pressionado pelo avanço mais acelerado da colheita em Mato Grosso. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que os trabalhos avançaram 16,24% na última semana e alcançaram 76,27% da área plantada com a oleaginosa no Estado. A colheita ainda está levemente atrasada na comparação com a época correspondente do ano passado (78,15%), mas já ultrapassou a média dos últimos cinco anos, de 70,61%.

O vencimento maio da oleaginosa perdeu 6,50 cents (0,43%), e fechou a US$ 15,12 por bushel. De acordo com a AgRural, a colheita em todo o Brasil atingiu, no dia 23 de fevereiro, 33% da área cultivada, em comparação com 25% na semana anterior e 43% um ano atrás. Outros Estados agora enfrentam dificuldade para avançar em virtude das precipitações, com destaque para Paraná e Mato Grosso do Sul. A ausência de vendas avulsas de soja norte-americana para a China também pesou sobre os contratos. Nesta época do ano, o país asiático costuma redirecionar suas compras dos Estados Unidos para a América do Sul.

Problemas com a safra argentina, no entanto, podem fazer com que a China compre um volume maior do que o normal no Golfo dos Estados Unidos em fevereiro e março. Dados de exportação dos Estados Unidos também pressionaram as cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 690.984 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 23 de fevereiro, queda de 56,4% ante a semana anterior. Do total, cerca de 370 mil toneladas tinham como destino a China.