ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Fev/2023

Futuros de soja recuam com a realização de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (22/02). O mercado foi influenciado em parte por um movimento de realização de lucros, após a alta de mais de 1% registrada na sessão anterior. O vencimento maio da oleaginosa recuou 9,25 cents (0,60%), e fechou a US$ 15,34 por bushel. A expectativa de retomada das vendas do Brasil, após o feriado de Carnaval, também pesou sobre os contratos.

As vendas por parte de produtores brasileiros têm sido lentas nos últimos dias por causa do feriado, mas devem ser retomadas. Traders também discutem se a produção volumosa do Brasil será suficiente para compensar os problemas na Argentina, e se as exportações brasileiras continuarão afetando a demanda por grãos dos Estados Unidos. O avanço da colheita no Brasil também pressionou as cotações. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os trabalhos estavam 23% concluídos até o dia 18 de fevereiro, avanço de 7,6% na semana. Em igual período do ciclo anterior, 33% das lavouras já tinham sido colhidas.

Em Mato Grosso, a colheita atingia, no dia 17 de fevereiro, 60,03% da área prevista, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na semana, houve avanço de 15,93%. Em relação à temporada anterior, a retirada da oleaginosa do campo está 7,72% atrasada. As perdas foram limitadas pelo clima adverso na Argentina. De acordo com a meteorologia, após a geada em algumas áreas do país durante o fim de semana, a previsão é de chuvas limitadas no restante de fevereiro. Há possibilidade de uma onda de calor na próxima semana.