ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Fev/2023

Futuros da soja em alta com o clima na Argentina

Os contratos futuros de soja fecharam em alta nesta quinta-feira na Bolsa de Chicago (CBOT), impulsionados pela incerteza em torno das condições climáticas na Argentina. O vencimento março/2023 subiu 14 cents (0,92%) e terminou em US$ 15,34/bushel. Com previsões oscilando entre chuva e seca, o movimento de alta parece ser limitado. O mercado de farelo e de soja está com preços historicamente altos para esta época do ano. Os traders estão cautelosos em ampliar apostas de alta dos preços.

Chuvas esparsas estão previstas para a Argentina até o fim da semana, com outro período de seca vindo depois. A representação do USDA em Buenos Aires reduziu de 49 milhões de toneladas, para 36 milhões de toneladas sua estimativa para a produção de soja na Argentina em 2022/2023. Segundo o escritório do USDA, o corte foi motivado pelo clima quente e seco no país no fim de 2022. A agência observou, porém, que ainda há uma série de possibilidades para a safra argentina.

Do lado da demanda, o USDA informou em relatório semanal que exportadores venderam 736 mil toneladas de soja da safra 2022/2023 na semana encerrada em 26 de janeiro. Para a safra 2023/2024 foram reportadas vendas de 192 mil toneladas. O atraso da colheita no Brasil, que já começa a atrapalhar a logística de exportação, com navios que devem prolongar a espera pela mercadoria, pode ser visto como uma oportunidade para os exportadores norte-americanos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.