ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jan/2023

Ferrugem asiática: maior incidência em 2022/2023

O Consórcio Antiferrugem alertou para o rápido aumento nos casos de ferrugem-asiática em Estados produtores de soja no País em janeiro. Segundo o acompanhamento do consórcio, na safra 2022/2023, há 124 relatos da doença, e a ferrugem asiática está presente em nove Estados, sendo 78% das ocorrências em lavouras na fase de enchimento de grãos. Em igual período da safra passada, havia 59 relatos. A Embrapa Soja, que coordena o consórcio, lembra que as condições climáticas no ano passado eram diferentes, com menor volume de chuvas na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Chuvas bem distribuídas ao longo desta safra favoreceram a ocorrência da ferrugem.

Em regiões em que as chuvas estão regulares, a doença é mais comum quando ocorrem falhas de aplicações de fungicidas ou os fungicidas utilizados têm baixa eficiência para o controle da ferrugem. A Embrapa cita ainda informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de que mais de 50% das lavouras brasileiras estão em fase de enchimento de grãos, na qual a doença causa menos prejuízos. O potencial de dano da ferrugem asiática é maior nas lavouras em estágio vegetativo, de floração e formação de vagens.

Permanecendo as condições favoráveis para a doença, as lavouras mais atrasadas irão necessitar de aplicações com fungicidas com alta eficiência para o controle da doença. Mesmo os produtos mais eficientes para o controle devem estar associados ao uso de fungicidas multissitios. A Embrapa relatou ainda a ocorrência de outras doenças nesta safra. No Cerrado, onde vem ocorrendo boa distribuição de chuvas, é observada alta incidência de mancha-alvo. Na Região Sul, há relatos de mofo-branco nas regiões mais altas com temperaturas mais amenas e, em períodos de menor precipitação, a presença do oídio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.