ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2023

MT: condições climáticas favorecendo as lavouras

Segundo a StoneX, a colheita de soja da safra 2022/2023 de Mato Grosso, maior Estado produtor nacional, já começou e atingia 4% da área total estimada até o dia 13 de janeiro. Os produtores devem colher um total de 41,687 milhões de toneladas da oleaginosa em 2022/2023. Mato Grosso está em uma vertente satisfatória, com o clima ajudando os produtores. Na safra anterior, a chuva foi tão volumosa que atrapalhou o desenvolvimento da oleaginosa no Estado.

No ciclo atual, o comportamento mudou um pouco. As chuvas estão melhores do que as safras anteriores, justamente por não serem em excesso. A previsão de safra pode ser ajustada para cima, a depender das condições climáticas no Estado. Estimativas estão sendo superadas. Na última safra, perdeu-se muita qualidade dos grãos e agora há perdas, mas menos relevantes do que na temporada passada. Nos meses de outubro, novembro e dezembro/2022, as precipitações foram boas, mas a intensidade deverá diminuir entre o fim de janeiro e meados de fevereiro.

Isso é importante porque o Estado geralmente sofre com o excesso de chuvas. As condições climáticas devem continuar positivas, ajudando também a colheita no Estado. A comercialização de soja continua mais lenta do que o normal no Estado. Mas, diferentemente do Rio Grande do Sul, a produção é muito alta. Então o cenário de mercado é diferente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.