ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Dez/2022

Futuros em leve baixa pressionados por óleo e dólar

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa, mas perto da estabilidade, nesta segunda-feira (05/12), pressionados pelo recuo do óleo de soja, ainda sob pressão do mandato de combustíveis renováveis abaixo do previsto nos Estados Unidos. A alta do dólar ante as principais moedas e o real também pesou sobre as cotações. O vencimento janeiro caiu 0,75 cent (0,05%) e fechou a US$ 14,37 por bushel. Os dados de embarques dos Estados Unidos contribuíram para as perdas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,72 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 1º de dezembro, queda de 22,7% ante a semana anterior.

Sinais de demanda chinesa pelo grão norte-americano limitaram as perdas. O USDA informou que exportadores do país relataram vendas de 130 mil toneladas de soja para a China, com entrega no ano comercial 2022/2023. O anúncio anterior de venda avulsa de soja para a Cina tinha sido feito em 30 de novembro. Autoridades locais em toda a China estão reduzindo as medidas rígidas de controle da Covid-19. Isso torna mais provável uma recuperação econômica chinesa mais forte no próximo ano. Do lado da oferta, a AgRural informou que o plantio de soja da safra brasileira 2022/2023 atingiu 91% da área estimada para o Brasil até o dia 1º de dezembro, em comparação com 87% uma semana antes e 94% no mesmo período do ano passado.

As chuvas e as temperaturas altas continuam no radar do produtor da Região Centro-Oeste, que espera pela confirmação de mais volume de água previsto, especialmente nas lavouras semeadas mais cedo, cuja produtividade se define agora em dezembro. O tempo seco e quente também já preocupa os produtores da Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o plantio ainda está em curso e se mantém atrasado. O clima desfavorável na Argentina também evitou perdas maiores. A meteorologia informa que as expectativas de chuvas nesta semana são limitadas e as temperaturas estão bem acima do normal para esta época do ano.