ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Nov/2022

Biodiesel: novo governo quer avaliar com indústria

O senador Carlos Favaro (PSD-MT), coordenador do grupo técnico de Agricultura da equipe de transição, defende que o novo governo avalie junto com a indústria do biodiesel as próximas definições sobre o percentual da mistura mínima obrigatória de biodiesel no diesel. Segundo ele, não adianta ser B14 sem conversar com a indústria sobre estoque e disponibilidade de óleo. Uma ideia seria adotar B12 em fevereiro e B14 em março. Janeiro provavelmente será mandato B10 e a indústria concorda.

Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante do grupo técnico de Minas e Energia do governo de transição, defendeu a manutenção da mistura de 10% de biodiesel no diesel até que o novo governo analise o aumento da proporção nos primeiros meses do próximo ano. O senador afirmou que o novo governo deverá adotar uma escala de crescimento da mistura, como quer a indústria de biodiesel. Fávaro negou que haja divisão sobre o tema entre o grupo de Agricultura e o de Minas e Energia. O novo governo deverá adotar uma escala de crescimento da mistura, como quer a indústria de biodiesel.

Por isso que esse período de até 90 dias é importante. O atual governo prorrogou até março o percentual de 10%, o que foi criticado pelo grupo técnico de Agricultura da transição. No dia 22 de novembro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estendeu a manutenção do mandato B10 de 31 de dezembro para 31 de março de 2023, o que desagradou à indústria. A decisão foi rechaçada pelo grupo técnico de Agricultura do novo governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.