ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Out/2022

Futuros de soja devolvem ganhos e fecham estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago devolveram ganhos iniciais e fecharam estáveis nesta quarta-feira (26/10). O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 0,25 cent (0,02%), e fechou a US$ 13,81 por bushel. O mercado foi influenciado em parte pelo avanço do plantio no Brasil e pela perspectiva de uma safra volumosa na América do Sul. Por enquanto, o mercado de soja está preso em um intervalo, e a preocupação com uma safra recorde na América do Sul vem impedindo os comprados de serem muito agressivos.

O mercado encontrou resistência em torno dos US$ 14,00 por bushel, e o rompimento desse nível vai depender de alguns problemas climáticos na América do Sul ou de novidades na demanda. O avanço do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pesou sobre os contratos. Esses fatores foram contrabalançados pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1,5%.

O derivado, por sua vez, acompanhou o fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. Chuvas em áreas do Meio Oeste e das Grandes Planícies dos Estados Unidos estão causando atrasos temporários na colheita e impediram a queda dos preços. As precipitações estão melhorando um pouco o nível do Rio Mississippi, mas, mais chuvas são necessárias para que o transporte de grãos por barcaças seja normalizado.