ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Out/2022

Futuros de soja sobem com trigo e geadas nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (10/10). Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do trigo, que subiu mais de 6% e pode levar fundos que investem em commodities a recomprar contratos. Os preços também foram impulsionados por geadas no último fim de semana no Meio Oeste dos Estados Unidos, que causaram danos em várias áreas da região, segundo a meteorologia. Além disso, a expectativa é de novas frentes frias nos próximos dias que vão trazer chuvas esparsas. Essas chuvas poderão atrasar um pouco a colheita.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 7,00 cents (0,51%) e fechou a US$ 13,74 por bushel. Investidores também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quarta-feira (12/10). De acordo com analistas, a produção deve ficar praticamente inalterada, em 119,19 milhões de toneladas. Os estoques ao fim de 2022/2023 devem ser elevados de 5,44 milhões para 6,53 milhões de toneladas. A situação no Rio Mississippi continua delicada, embora a reabertura de alguns trechos tenha ajudado a diminuir o congestionamento de barcaças.

O nível do Rio Mississippi continua baixando, com impactos severos à navegação que não são vistos desde 1988. Segundo a American Commercial Barge Line, com a previsão de poucas chuvas, o transporte de grãos por barcaças deve continuar limitado durante este mês. Temores de que uma possível recessão global afete a demanda por commodities também vêm influenciando os negócios. O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que um aperto monetário muito agressivo poderia desencadear a uma materialização dos temores de recessão em grande escala no mundo.