ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Out/2022

Futuros de soja sobem com possível geada nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (07/10). Os ganhos foram sustentados pela expectativa de geadas neste fim de semana no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, as geadas podem causar danos nas lavouras que foram semeadas mais tarde. O fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também deu suporte às cotações. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O vencimento novembro da oleaginosa subiu 9,00 cents (0,66%), e fechou a US$ 13,67 por bushel. Na semana passada, ficou praticamente estável, com ganho de 0,16%. A alta foi limitada por problemas com o transporte de grãos por barcaças no Rio Mississippi. Com o clima seco no Meio Oeste, o nível do rio está próximo das mínimas históricas em alguns trechos desde o sul de Missouri até a Louisiana. A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que pelo menos oito encalhes de barcaças foram reportados na última semana. Por causa dessas dificuldades, muitos exportadores do Golfo estão retirando ofertas por soja e milho para embarque em outubro e novembro.

Temores de que uma possível recessão global afete a demanda por commodities também impediram uma alta mais acentuada das cotações. O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipou que vai reduzir sua projeção de crescimento da economia mundial em 2023, em seu relatório de perspectiva econômica global, a ser divulgado nesta semana. O documento vai sinalizar que os riscos globais de recessão aumentaram. Traders também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado no dia 12 de outubro.