ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Out/2022

Futuros de soja sobem com recuo do dólar ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (03/10). Os ganhos foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O avanço do petróleo, que faz com que as refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também deu suporte às cotações. O óleo de soja, que subiu quase 3%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 9,25 cents (0,68%), e fechou a US$ 13,74 por bushel. Sinais de demanda pelo grão norte-americano também influenciaram os negócios.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram venda de 110 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2022/2023. Separadamente, o USDA informou que 575.220 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos dos Estados Unidos na semana encerrada em 29 de setembro, aumento de 97,4% ante a semana anterior. Do total, apenas 54.776 toneladas tinham como destino a China. A demanda chinesa deve ser fraca nesta semana, devido ao feriado em comemoração ao dia nacional da China. Outro fator que deu suporte aos preços foi a expectativa de menores vendas argentinas a partir de agora, já que a taxa de câmbio especial de 200 pesos por dólar deixou de valer.

Desde que o chamado "dólar-soja" entrou em vigor, em 5 de setembro, até o fim do mês, foram comercializados na Argentina mais de 16 milhões de toneladas de soja, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O plantio da safra brasileira de soja 2022/2023 alcançou 3,8% da área estimada até o dia 29 de setembro, em comparação com 1,5% uma semana antes e 4,1% em igual período do ano passado, segundo a consultoria AgRural. A consultoria StoneX elevou sua expectativa de produção de soja no Brasil na temporada 2022/2023 para 153,8 milhões de toneladas. São cerca de 200 mil toneladas a mais do que na projeção feita em setembro. O plantio da safra de soja 2022/2023 começou com perspectivas positivas, com o clima ajudando nesse início de ciclo, que deve registrar área recorde