ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Out/2022

Futuros da soja em baixa com os estoques nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago reverteram ganhos e fecharam em queda expressiva na sexta-feira (30/09), após dados de estoques nos Estados Unidos que vieram acima da expectativa do mercado. Em relatório trimestral, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que as reservas de soja em 1º de setembro deste ano somavam 7,45 milhões de toneladas, volume superior ao de um ano antes, de 6,99 milhões de toneladas.

O vencimento novembro da oleaginosa caiu 46,00 cents (3,26%), e fechou a US$ 13,64 por bushel. Os números mostram uma desaceleração do fluxo de soja para fora do Meio Oeste dos Estados Unidos, em meio a problemas no transporte de grãos por barcaças. Para piorar a situação, não há previsão de chuvas no Rio Mississippi nas próximas duas semanas.

A soja está se acumulando no interior. Além disso, o USDA revisou para cima sua estimativa para a produção de soja nos Estados Unidos em 2021/2022, de 120,7 milhões de toneladas para 121,52 milhões de toneladas. O mercado também foi pressionado pelo enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja, que caiu mais de 3%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.