ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Set/2022

Futuros de soja encerraram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta quinta-feira (29/09), apesar de dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram acima da expectativa do mercado. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 1 milhão de toneladas de soja da safra 2022/2023 na semana encerrada em 22 de setembro, sendo 548,7 mil toneladas para a China.

As vendas de soja foram decentes tendo em vista a expectativa. A perspectiva de demanda no curto prazo, porém, não é animadora, já que o feriado de sete dias na China pelo Dia Nacional do país, na próxima semana, deve interromper as atividades comerciais. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 2,00 cents (0,14%), e fechou a US$ 14,10 por bushel. O desempenho do óleo de soja, que avançou quase 3%, também deu algum suporte às cotações. O derivado, por sua vez, acompanhou a alta do óleo de palma e passou por recuperação técnica, após ter recuado nas quatro sessões anteriores e acumulado perda de 6,5% no período.

Esses fatores foram contrabalançados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 3,819 milhões de toneladas em setembro, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Traders também ajustaram posições antes do relatório trimestral de estoques do USDA, que será divulgado nesta sexta-feira (30/09).