ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Set/2022

Revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja

O Ministério da Agricultura promoveu, até esta quarta-feira (21/09), o seminário sobre a proposta de revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja. O evento reuniu representantes da cadeia produtiva da soja a fim de subsidiar o ministério na elaboração de uma proposta a ser debatida em audiência pública. A revisão do padrão atual, iniciada em 2019, atende a uma demanda apresentada pelo setor produtivo.

Durante consulta pública de fevereiro a maio, foram recebidas mais de 1 mil manifestações. O regulamento trata das características do produto e serve para balizar compras governamentais, importações, exportações e o consumo humano. Também é utilizado pela iniciativa privada para balizar as operações comerciais. O novo padrão, apresentado pelo ministério e que está em discussão, prevê estratificação da soja em tipos, limites para defeitos e teor de umidade, proteína e óleo.

A revisão é importante para o alinhamento da soja nacional às demandas do mercado externo para manutenção do País como importante player na produção mundial de soja. A estratificação das categorias de soja permite uma maior valorização do produto e estimula a melhoria da qualidade e alinhamento internacional. O Brasil é um grande exportador de soja, protagonista mundial da cultura, e precisa buscar alinhamento para manter esses mercados e buscar outros.

Participaram do seminário, além do Ministério da Agricultura, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Câmara Setorial da Soja, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.