ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Set/2022

Comercialização da safra 2022/2023 está atrasada

A comercialização antecipada da safra 2022/2023 de soja está atrasada no Brasil. A consultoria Datagro revelou que 15% das vendas da safra que ainda vai ser semeada foram feitas até agora, contra uma média de 25% a 30% nos últimos cinco anos neste mesmo período. O atraso nas negociações é fruto de um cenário de incertezas para a nova temporada, o que freia o interesse de antecipar decisões. Entre as questões que justificam o adiamento das vendas, os produtores apontam preocupações com efeitos do fenômeno La Niña na produção, alta dos custos e efeitos das eleições na política econômica a partir de 2023, por exemplo. O La Niña representa um risco climático para a produção.

Tradicionalmente, o fenômeno gera menos chuva na Região Centro-Sul e mais chuvas no Centro-Norte. A depender da intensidade do fenômeno, pode haver uma frustração na produção e por isso a justificada preocupação do setor. Daqui a poucos dias vai ser dada a largada para o plantio da safra nova e a projeção da Datagro é de aumento mínimo de 3 milhões de hectares na área de soja. Se o La Niña não prejudicar o desenvolvimento das lavouras, o Brasil poderá colher 152 milhões de toneladas, um volume recorde. Outro fator de impacto na tomada de decisão de adiar as vendas é o alto custo de produção. Em alguns casos, o custo chegou a subir até 100% no acumulado de duas safras.

Para a conta fechar é preciso garantir preços altos que remunerem o desembolso elevado. Por isso, muitos produtores estão preferindo esperar e ver se no futuro a margem de renda fica menos achatada do que atualmente está. Por fim, a eleição é apontada como efeito retardador de decisão pelo alto grau de incerteza que gera. A depender da política econômica adotada pelo governo a partir de 2023, o câmbio poderá representar eventuais oportunidades ou desafios. Na ausência de um cenário claro, a maioria dos produtores estão preferindo esperar para vender a produção antecipadamente. Fonte: Kellen Severo. Rádio Jovem Pan. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.