ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Set/2022

Futuros de soja caem com cautela sobre consumo

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (31/08). Preocupações com a perspectiva de demanda mundial exerceram alguma pressão sobre as cotações. Uma taxa de inflação recorde na União Europeia em agosto, de 9,1%, juntamente com o PMI chinês mensal em 49,4, indica o potencial de enfraquecimento da demanda futura. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial chinês subiu de 49 a 49,4 entre julho e agosto, mas o nível ainda indica contração da atividade. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no entanto, anunciou uma venda avulsa de 167 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para o ano comercial 2022/2023.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 10,00 cents (0,70%), e fechou a US$ 14,22 por bushel. Também pesou sobre os contratos o fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 5,284 milhões de toneladas em agosto, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A perspectiva de uma safra volumosa na América do Sul também pressionou o mercado.

A Datagro projetou que a área plantada no Brasil deve crescer 3%, para 43 milhões de hectares, recorde pelo 16º ano seguido. O potencial de produção da soja é de 151,8 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 20% ante o ciclo anterior, já considerando a perspectiva de La Niña pelo terceiro ano seguido. A exportação de soja do Brasil em 2022/2023 deve atingir 95 milhões de toneladas. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) informou que os primeiros levantamentos junto às associadas indicam uma área plantada de soja próxima de 42 milhões de hectares, com a produção brasileira podendo atingir 151 milhões de toneladas.