ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Ago/2022

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (26/08), antes da estimativa final da expedição de safra Pro Farmer Crop Tour para a produção nos Estados Unidos. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte às cotações. Sinais de demanda pelo grão norte-americano contribuíram para os ganhos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 146 mil toneladas de soja para destinos desconhecidos, com entrega prevista para o ano comercial 2022/2023. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 30,00 cents (2,10%), e fechou a US$ 14,61 por bushel. Na semana passada, acumulou alta de 4,1%.

A estimativa final da Pro Farmer deve ficar abaixo da projeção mais recente do USDA, apesar da boa contagem de vagens em Minnesota e Iowa. No começo do mês, o USDA projetou a safra em 123,33 milhões de toneladas. Em Minnesota, a contagem de vagens de soja aumentou 7,1% na comparação anual, para 1.100,75 por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado).

Na comparação com a média dos últimos três anos, a alta foi de 7,3%. Minnesota foi o único estado em que a contagem de vagens de soja não foi menor em relação ao ano passado. Em Iowa, a contagem foi de 1.174,43 vagens por jarda quadrada, 3,6% inferior à de um ano atrás, mas 1,5% maior do que a média dos últimos três anos. Os resultados do estado foram considerados decepcionantes. Destaca-se a presença de pragas nas lavouras.