ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Ago/2022

Futuros de soja recuam após dados da Pro Farmer

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (25/08). O mercado foi pressionado por relatos da expedição de safra Pro Farmer Crop Tour sobre as lavouras em Illinois e Iowa, os dois principais produtores da oleaginosa nos Estados Unidos. O vencimento novembro recuou 25,75 cents (1,77%), e fechou a US$ 14,31por bushel.

A contagem de vagens em Illinois ficou 2,4% abaixo da de 2021, mas aumentou 6,4% na comparação com os três anos anteriores, em 1.249,7 vagens por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado). Mesmo com uma contagem mais baixa de vagens, a umidade do solo aumentou acentuadamente em relação ao ano anterior e à média de três anos. As safras de milho e soja de Illinois serão muito boas este ano.

A questão é se elas vão atingir os altos níveis estimados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No oeste de Iowa, a contagem foi de 1.223,85 vagens por jarda quadrada, 10,5% inferior à de um ano atrás e 2,2% menor do que a média dos últimos três anos. Apesar da queda, a safra da oleaginosa foi classificada como muito sólida.

Até o fechamento do mercado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não tinha publicado um esclarecimento sobre os dados de vendas externas do país referentes à semana encerrada em 18 de agosto. Com a mudança na ferramenta de divulgação dos dados, os números foram publicados com atraso e, aparentemente, com erros.