ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Ago/2022

Futuros de soja sobem com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (17/08). O mercado passou por correção após ter recuado nas duas sessões anteriores e acumulado perda de 5% no período. Os ganhos também foram sustentados por rumores de novas compras chinesas na região do Golfo dos Estados Unidos.

O vencimento novembro da oleaginosa subiu 9,00 cents (0,65%), e fechou a US$ 13,90 por bushel. Os ganhos foram limitados pelo clima mais favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo meteorologia, a perspectiva é de temperaturas dentro da média e chuvas fracas na região. Essa combinação é favorável para o enchimento de grãos após as chuvas e tempestades do começo da semana, que incluíram precipitações em áreas mais secas do oeste do Meio Oeste.

O tempo mais ameno deve favorecer as lavouras e pode voltar a pressionar o mercado. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também impediu uma alta mais acentuada das cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 4,800 milhões e 5,739 milhões de toneladas em agosto, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).