ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Ago/2022

Futuros de soja recuam com clima úmido nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa de quase 3% nesta segunda-feira (15/08). O mercado foi pressionado pelo clima mais favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Choveu em áreas secas da região durante o fim de semana e a expectativa é de mais precipitações nesta semana. Uma frente fria que está percorrendo a parte central do país deve fazer cair as temperaturas e criar mais chances de chuva. O vencimento novembro da oleaginosa caiu 42,00 cents (2,89%), e fechou a US$ 14,15 por bushel.

Sinais de desaceleração da economia da China também pesaram sobre os mercados de grãos, já que levantam preocupações sobre a demanda do país por matérias-primas. A produção industrial chinesa em julho aumentou 3,8% ante igual mês do ano anterior, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS). O número ficou abaixo do crescimento de 4,5% esperado por economistas.

As vendas no varejo cresceram 2,7% na comparação anual, abaixo da expansão de 3,1% de junho e do aumento de 5% esperado pelos economistas. Esses dados levaram o banco central da China a anunciar um inesperado corte de juros. Dados de exportação dos Estados Unidos também influenciaram os negócios. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) 744.571 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 11 de agosto, queda de 14,55% ante a semana anterior.