ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Ago/2022

Futuros de soja recuam com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda expressiva nesta segunda-feira (1º/08). O mercado passou por correção após ter acumulado valorização de 11,6% na semana passada. Também pesou sobre os contratos o desempenho do farelo e do óleo de soja, que recuaram com embolso de lucros após a forte alta registrada na semana passada. O óleo de soja foi influenciado ainda pelo enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel.

O vencimento novembro da oleaginosa caiu 62,50 cents (4,26%), e fechou a US$ 14,06 por bushel. Questões geopolíticas também pressionaram os contratos do grão. A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, deve visitar Taiwan nos próximos dias, apesar de a China ter advertido que isso pode gerar retaliações. A China considera a ilha como seu território. Há novas preocupações sobre uma possível briga com a China se Nancy Pelosi visitar mesmo Taiwan.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 555.083 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana até 28 de julho, aumento de 41,43% ante a semana anterior. Do total, 130.733 toneladas tinham como destino a China. Quanto ao clima no Meio Oeste dos Estados Unidos, a perspectiva é de chuvas esparsas nas próximas semanas. Nas áreas que não foram beneficiadas pelas precipitações, a expectativa é de que as temperaturas subam, causando estresse.