ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2022

Futuros de soja em alta com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (22/07). O mercado passou por correção após ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de 5,70% no período. O desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 3%, também deu suporte às cotações. O derivado, por sua vez, foi impulsionado por compras de oportunidade após ter se desvalorizado em quase 8% no acumulado das três sessões anteriores.

O vencimento novembro da oleaginosa avançou 14,25 cents (1,09%), e fechou a US$ 13,15 por bushel. Na semana passada, caiu cerca de 2%. Preocupações com o clima em agosto no Meio Oeste dos Estados Unidos também influenciaram os negócios. O clima em agosto pode limitar o rendimento da soja e reduzir um pouco as projeções de estoques finais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Enquanto a fase mais crítica do desenvolvimento do milho ocorre em julho, no caso da soja agosto costuma ser o mês mais importante para o rendimento final.

A expectativa de novas compras chinesas do grão produzido nos Estados Unidos também influenciou os negócios. No dia 20 de julho, o USDA anunciou a primeira venda avulsa de soja para a China desde 1º de junho, com um volume de 136 mil toneladas para entrega em 2022/2023. No dia 21 de julho, em relatório semanal, o USDA informou que exportadores dos Estados Unidos venderam 458,2 mil toneladas de soja na semana encerrada em 14 de julho, sendo 282,9 mil toneladas para a China.