ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jul/2022

Futuros de soja avançam com clima seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (11/07). Os ganhos foram sustentados em parte por preocupações com o clima no Meio Oeste dos Estados Unidos. Num ambiente normal, a soja estaria em baixa, mas a perspectiva de que o tempo nos Estados Unidos fique mais seco no curto prazo está chamando a atenção. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 8,50 cents (0,61%), e fechou a US$ 14,05 por bushel.

O mercado também reagiu à possibilidade de maiores compras chinesas do grão norte-americano no futuro próximo. Há especulações de que a China possa comprar mais produtos agrícolas dos Estados Unidos caso o presidente Biden remova algumas das tarifas existentes sobre produtos chineses para reduzir a inflação. Embora estejam fracas recentemente, as vendas externas de soja norte-americana devem melhorar em breve à medida que a oferta exportável da América do Sul diminui.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 356.716 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 7 de julho, queda de 18,43% ante a semana anterior. Traders também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do USDA, que será divulgado nesta terça-feira (12/07). Segundo analistas, a estimativa para estoques domésticos de soja ao fim de 2022/2023 deve ser cortada de 7,62 milhões para 5,82 milhões de toneladas. A produção de soja nos Estados Unidos em 2022/2023 deve ser reduzida de 126,29 milhões de toneladas para 122,89 milhões de toneladas.