ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jul/2022

BSBIOS recebe financiamento “verde” do Santander

O Santander Brasil concedeu R$ 60 milhões à BSBIOS, empresa brasileira produtora de biodiesel, via linha de empréstimos vinculada ao cumprimento de metas de indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG) preestabelecidos em contrato. A BSBIOS afirmou que o financiamento 'verde' terá como contrapartida a ampliação do projeto social de coleta de óleo de cozinha usado (UCO) na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O ESG Linked Loan é um modelo no qual o Santander oferece a redução da taxa de juros como benefício a empresas com práticas baseadas no desenvolvimento sustentável.

O banco tem investido cada vez mais em produtos e incentivos verdes, como esse destinado à BSBIOS. A empresa pretende utilizar os R$ 60 milhões tomados para perseguir a meta de se tornar uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e adquirir a neutralidade de carbono até 2030. Segundo a BSBIOS, a parceria certamente terá muitos impactos positivos para o meio ambiente, para a inclusão social e para a geração de renda para economia local. Para realizar a contrapartida do financiamento ESG, a BSBIOS buscou uma parceria local, na Vila Popular, em Passo Fundo.

A Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama) já atua com recicladores e tem licença ambiental para recolhimento de óleo de cozinha usado. O projeto deve agora ser impulsionado com a instalação de novos pontos de coleta, fornecimento de equipamentos para o transporte do óleo coletado e capacitação dos cooperados. O óleo de cozinha usado já é utilizado como matéria-prima para produção de biodiesel na unidade da BSBIOS no próprio município.

Além do produto, a BSBIOS utiliza óleo de soja e as gorduras animais como matérias-primas para a fabricação do biocombustível. Segundo a BSBIOS, 40% das matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel são provenientes da agricultura familiar, beneficiando cerca de 10 mil famílias de pequenos produtores rurais. A iniciativa em Passo Fundo deve aumentar em 15% a renda das casas de colaboradores que já fazem parte da cooperativa de reciclagem do município. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.