ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2022

Futuros de soja em alta com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (06/07), em sessão volátil. O mercado passou por correção após ter recuado nas três sessões anteriores, perdido 11% no período e devolvido todos os ganhos acumulados em 2022. O vencimento novembro/2022 da oleaginosa subiu 6,75 cents (0,51%), e fechou a US$ 13,22 por bushel. Os ganhos também foram sustentados por dados que mostraram piora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 63% da safra de soja tinha condição boa ou excelente até o dia 3 de julho, queda de 2% ante a semana anterior. A desaceleração da alta do dólar ante o Real também contribuiu para que o mercado fechasse em terreno positivo. O fortalecimento da moeda norte-americana tende a estimular as exportações brasileiras.

O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 1%, impediu uma alta mais acentuada das cotações. O derivado, por sua vez, acompanhou o enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. A alta também foi limitada pela expectativa de clima favorável em boa parte do Meio Oeste dos Estados Unidos na próxima semana.