ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2022

Futuros de soja avançam com ajuste de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (29/06). Traders continuaram ajustando posições antes dos relatórios de área plantada e trimestral de estoques do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quinta-feira (30/06). De acordo com analistas, a área de soja deve ser estimada em 36,6 milhões de hectares, em comparação a 36,83 milhões de hectares projetados no fim de março.

No ano passado, foram semeados 35,29 milhões de hectares com soja. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 15,75 cents (1,08%), e fechou a US$ 14,78 por bushel. Separadamente, o USDA deve estimar que as reservas de soja no começo de junho somavam 26,1 milhões de toneladas, volume superior ao de 1º de junho de 2021, de 20,93 milhões de toneladas. Ajustes de fim de mês e de trimestre também influenciaram os negócios.

Os ganhos também foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 10,154 milhões de toneladas em junho, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A expectativa de maior demanda da China, em meio a notícias de que o país está relaxando as restrições associadas ao surto de Covid-19, também deu suporte às cotações.