ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jun/2022

Futuros de soja em alta acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (27/06). Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1%. O derivado, por sua vez, acompanhou o avanço do óleo de palma e do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte aos preços. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 8,50 cents (0,60%), e fechou a US$ 14,32 por bushel. Traders também ajustaram posições antes dos relatórios de área plantada e trimestral de estoques do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que serão divulgados na quinta-feira (30/06).

A maior parte dos analistas acredita que a área de soja deve ficar levemente abaixo dos 36,83 milhões de hectares estimados pelo USDA em março. Os Estados Unidos não podem perder produção neste ano, tendo em vista os atuais modelos de estoque/uso. O relatório trimestral de estoques pode acabar surpreendendo mais do que o de área. O USDA informou que 468.309 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 23 de junho, aumento de 9,34% ante a semana anterior.