23/Jun/2022
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (22/06). O mercado foi pressionado pelo desempenho do óleo de soja, que recuou mais de 4%. O derivado, por sua vez, acompanhou o óleo de palma, que caiu acentuadamente com vendas expressivas da Indonésia. Os futuros de óleo de palma caíram bastante nesta quarta-feira (22/06) com a Indonésia emitindo autorizações de exportação.
Dados fracos de exportação de óleo de palma da Malásia também pressionaram a commodity. O óleo de soja também foi influenciado pelo enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo vegetal é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento novembro da soja em grão caiu 34,00 cents (2,25%), e fechou a US$ 14,76 por bushel.
A ausência de novas vendas avulsas de soja norte-americana para a China, em meio às medidas restritivas associadas ao surto de Covid-19 no país, também pesou sobre as cotações. O último anúncio desse tipo foi feito em 1º de junho. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 68% da safra de soja do país tinha condição boa ou excelente até o dia 19 de junho, uma queda de 2% ante a semana anterior. Um ano antes, essa parcela era de 60%. O plantio estava 94% concluído, ante 97% um ano antes e 93% na média de cinco anos.