ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jun/2022

Safra 2022/2023: área plantada pode crescer pouco

A Agroconsult projetou que as áreas plantadas de soja e de milho devem crescer em ritmo menor em 2022/2023. O plantio de soja deve crescer 1 milhão de hectares e o do milho 2ª safra de 2023, menos de 500 mil hectares, enquanto a área de milho safra de verão (1ª safra 2022/2023) tende a se manter. A previsão é de manutenção ou pequeno aumento da área plantada de milho na safra de verão (1ª safra 2022/2023), mas é basicamente repetir a área dos anos anteriores por causa da grande competitividade da soja. Deve haver um pequeno crescimento na 2ª safra de 2023, não tão robusto como nos últimos anos, mais ou menos a metade da taxa. O milho cresceu mais de 4% em área plantada nesses últimos anos em média, mas esse crescimento será menor. A razão não é mercado, é custo de produção, que subiu demais.

Mesmo a soja não deve repetir o avanço de 2 milhões de hectares da safra 2021/2022. Para o milho, existe restrição de oferta no mercado de sementes, porque o que tinha de volume a ser negociado já foi, com exceção da Região Sul do País. Para plantar mais milho na safra de verão (1ª safra 2022/2023), não há semente. Vai ter de produzir bastante semente em pivô para servir à próxima safra ou plantar o que tiver. O milho safra de verão (1ª safra 2022/2023) da Região Sul é capaz de virar semente para 2ª safra de 2021 em alguma outra localidade. Os fertilizantes chegaram a tempo, mas é esperada uma pequena redução no uso em relação ao ano passado e, mesmo assim, concentrada no fósforo. Para o fósforo tem um pouco de reserva. O produtor está colhendo a 2ª safra de milho de 2022 e fazendo análise de solo, observando se tem poupança de fertilizantes.

Quem vinha adubando muito bem nos últimos anos pode dar uma reduzida agora. E se tem uma hora para fazer é agora, com o preço alto. Sobre a possibilidade de o preço da soja e do milho se consolidarem acima do recorde de 2012, é importante destacar que tem todo o mercado climático nos Estados Unidos para acontecer, com onda de calor chegando, além da definição do tamanho da área a ser plantada na Argentina, que está com clima excessivamente seco. O preço atual da soja na Bolsa de Chicago parece estar carregando um prêmio de risco bem elevado. Se olhar para estoque futuro, talvez o preço poderia ser mais baixo do que está hoje. Já o preço do milho está bem ajustado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.