20/Jun/2022
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa na sexta-feira (17/06). O mercado foi influenciado em parte por ajustes de posição antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (20/06), a Bolsa de Chicago permanece fechada por causa do feriado Juneteenth. O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 5,75 cents (0,37%), e fechou a US$ 15,37 por bushel.
O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pressionou as cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 2%, também pesou sobre os contratos. O derivado, por sua vez, acompanhou a queda do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.
A previsão de clima quente e seco no Meio Oeste dos Estados Unidos limitou as perdas. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), lavouras em áreas centrais e do sul da região devem ser castigadas por altas temperaturas e chuvas abaixo do normal até o começo de julho. O clima nos Estados Unidos continua desfavorável na média de junho, e quaisquer mudanças nas previsões devem influenciar os preços daqui para a frente.