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02/Jun/2022

Biodiesel: elevação na mistura pode ajudar o Brasil

Segundo a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), o setor de biodiesel precisa de pelo menos um mês e meio de antecedência para aumentar a produção e atender uma eventual chamada do governo para elevar a mistura do biocombustível no diesel de 10% para 12%, reduzindo assim a necessidade de importação do combustível fóssil, e ajudando a evitar o desabastecimento no País. A FPBio está debatendo sobre soluções para a segurança energética do Brasil, diante do risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre, como já admitiu a Petrobras.

O setor ainda faz as contas para saber se conseguiria atender o mercado brasileiro se a decisão do governo for aumentar a mistura para 14%. No intuito de amenizar os impactos do desabastecimento, os produtores de biodiesel propõem ao governo o aumento do teor da mistura do biodiesel ao diesel com urgência. As usinas de biodiesel estão com capacidade ociosa de cerca de 50%. Pelas regras do programa de biodiesel, este ano a mistura ao diesel deveria ser de 14%, mas uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) reduziu, em novembro do ano passado, a mistura para 10%, aumentando a necessidade de importação de diesel.

Na época, a Petrobras informou ao mercado que não iria aumentar a entrega de diesel diante de uma demanda que considerou atípica. A FPBio e os produtores defendem a elevação este ano para 14%. Essa autorização resultaria em menor necessidade de dependência de diesel importado; iria estimular a produção desse biocombustível nas 55 usinas situadas em 14 estados; iria beneficiar cerca de 74 mil famílias de agricultores familiares, que fornecem matéria-prima para as usinas. A maior produção de biodiesel iria resultar em mais produção de farelo, subproduto do esmagamento de soja para fabricar o óleo.

A maior oferta de farelo pode contribuir para baixar o custo da ração animal e, consequentemente, o custo da produção de carnes (de suínos, peixes, frangos e ovos) para consumo interno e para exportação. O Brasil já gastou este ano US$ 3,4 bilhões para importar diesel fóssil. Com o risco de desabastecimento, o preço do derivado deve aumentar esta conta para o governo. Com um teor de mistura de 14% de biodiesel, o País economizaria a importação de 2,5 bilhões de litros anuais de diesel. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.