ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mai/2022

Futuros de soja em alta acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta terça-feira (24/05). Os ganhos foram sustentados pelo desempenho do farelo de soja, que subiu cerca de 1%. O vencimento julho da oleaginosa ganhou 6,00 cents (0,36%), e fechou a US$ 16,93 por bushel. A alta foi limitada pelo rápido avanço do plantio nos Estados Unidos na semana passada.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores de soja tinham semeado 50% da área total prevista até o dia 22 de maio, ante 73% um ano antes e 55% na média de cinco anos. Analistas esperavam que os trabalhos estivessem 49% concluídos. O mercado também foi pressionado por um movimento de embolso de lucros, diante da ausência de novas vendas para a China. No fim da semana passada, circularam rumores de que o país asiático estaria buscando soja dos Estados Unidos para entrega em 2021/2022, mas isso não se confirmou até agora.

O anúncio mais recente de venda avulsa de soja norte-americana para a China foi feito em 13 de maio. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou nesta terça-feira (24/05) que o Brasil deve embarcar entre 10,2 milhões e 11,278 milhões de toneladas de soja neste mês. Até a semana passada, a entidade esperava 11,483 milhões de toneladas.