ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2022

Futuros de soja recuam com a realização de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (18/05). Traders embolsaram lucros após a commodity ter subido nos seis pregões anteriores e acumulado ganho de 5,85% no período. O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 3%, também pressionou os contratos do grão. O derivado, por sua vez, acompanhou o enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel.

O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. A alta do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pesou sobre as cotações. O vencimento julho da oleaginosa recuou 15,25 cents (0,91%), e fechou a US$ 16,62 por bushel. Os negócios também foram influenciados pela expectativa de um avanço significativo do plantio nos Estados Unidos nesta semana.

Segundo a meteorologia, o ritmo da semeadura deve diminuir um pouco por causa de chuvas que estão previstas para o Meio Oeste. Mesmo assim, os agricultores devem fazer um bom progresso até o fim da semana. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram vendas de 229,2 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Do total, 10,2 mil toneladas têm entrega prevista para o ano comercial 2021/2022 e 219 mil toneladas, para 2022/2023.