ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2022

Futuros de soja têm avanço acompanhando o trigo

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (16/05), influenciados pelo desempenho do farelo. O derivado, por sua vez, foi impulsionado pelo forte avanço do trigo, que também é um importante ingrediente usado em ração animal. Os preços de trigo e milho para ração, no entanto, precisariam subir mais para fazer com que compradores redirecionassem a demanda para o farelo. A alta do trigo também deu suporte às cotações da soja porque pode levar fundos que investem em commodities a recomprar posições.

O vencimento julho da oleaginosa ganhou 10,00 cents (0,61%), e fechou a US$ 16,56 por bushel. Dados publicados pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostraram que fundos de investimento reduziram suas apostas na alta dos preços de soja em 14,5% na semana encerrada em 10 de maio, de 148.011 para 126.551 lotes. A redução da posição líquida comprada para o menor nível desde 25 de janeiro pode ter desencadeado um movimento em sentido contrário nesta segunda-feira (16/05). Números de exportação dos Estados Unidos também influenciaram os negócios.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 784.187 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 12 de maio, aumento de 55,46% ante a semana anterior. Os ganhos também foram sustentados pela expectativa de que o plantio de milho nos Estados Unidos tenha avançado mais rapidamente na semana passada, já que isso diminui as chances de que uma área significativa do grão acabe migrando para a soja.