ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2022

EUA: previsão de queda no preço com maior oferta

Nos Estados Unidos, os preços da soja devem cair este ano à medida que a oferta aumenta e a demanda diminui e investidores também devem se beneficiar com a mudança. A previsão é de rendimentos e áreas recordes. Os preços da soja podem chegar a US$ 12,00 por bushel neste outono, 27% abaixo do preço recente de US$ 16,37 por bushel. Os preços dos produtos agrícolas, incluindo a soja, geralmente se movem em três estágios. Primeiro, os preços giram em torno do custo de produção.

Em segundo lugar, os preços mudam em resposta a choques econômicos, neste caso, a guerra Rússia-Ucrânia. Terceiro, a oferta e a demanda mudam em resposta a preços elevados. Os preços mais altos incentivam os agricultores a plantar o máximo possível, aumentando a oferta e reduzindo os preços. Os preços estão a caminho do novo custo de produção. A oferta de soja deve aumentar este ano além do crescimento constante nos últimos três anos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) agricultores do país pretendem plantar 36,8 milhões de hectares este ano, um recorde.

Isso representa um aumento de 4% em relação às plantações do ano passado. Do lado da demanda, o preço elevado da soja está causando um problema para os pecuaristas que utilizam o grão como matéria-prima. Os suinocultores estão abatendo seus suínos com peso mais baixo do que anteriormente, porque o custo da ração está tão alto que perdem dinheiro. Essa medida, por sua vez, reduz a demanda por soja como matéria-prima. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.