ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mai/2022

Quebra na safra de soja vai impactar na exportação

Embora o line up de navios indique um volume embarcado de soja em maio de 8,075 milhões de toneladas, 43% abaixo do exportado em igual período do ano passado, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) afirma que o total a ser exportado este mês pode ficar acima disso, na faixa de 10,5 milhões de toneladas. A avaliação é feita com base nas vendas das tradings associadas. Vai haver uma queda, mas de cerca de 26%. Tem uma correção por vendas a ser feita. A queda nos embarques esperados para maio reflete a safra menor no País em virtude de adversidades climáticas ao longo do ciclo.

A expectativa era de colheita de 144 milhões de toneladas; mas deve ficar em 125 milhões de toneladas. Há uma quebra no Brasil de 19 milhões de toneladas. Os ajustes na projeção de embarques semana a semana são comuns. Às vezes acontece o contrário, tem um line up expressivo, mas o embarque acaba sendo mais baixo porque não tem soja. O volume de 8,075 milhões de toneladas também é 29% menor do que o enviado ao exterior em abril. Os embarques de soja no começo do ano foram altos em virtude da quebra da 2ª safra de 2021 de milho, do bom estoque de passagem de soja e da colheita iniciada mais cedo do que no ano passado.

A Anec ajustou há um mês a previsão de exportação de 74 milhões de toneladas para 75 milhões de toneladas, mas o volume ainda é 13% inferior aos 86,6 milhões de toneladas do ano passado. Se não houvesse a quebra, os embarques poderiam ter sido de 90 milhões de toneladas para cima. A tendência é de embarques menores de soja nos próximos meses, à medida que a 2ª safra de 2022 de milho for sendo colhida e chegando aos portos entre junho e julho. A exportação deve ser de 38 milhões de toneladas de milho, contra 20,6 milhões de toneladas no ano passado, calcada na expectativa de uma safra de inverno volumosa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.