ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2022

Futuros de soja em alta em movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (04/04). O mercado passou por uma correção técnica depois de ter acumulado perda de 7,5% na semana passada e fechado abaixo de US$ 16,00 por bushel pela primeira vez desde fevereiro. O recuo do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte às cotações. O vencimento maio da oleaginosa ganhou 19,50 cents (1,23%), e fechou a US$ 16,02 por bushel. Os ganhos também foram sustentados pelo avanço do farelo e do óleo de soja.

O óleo vegetal acompanhou o fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. A perspectiva de uma menor área semeada com girassol na Ucrânia, que pode resultar em oferta apertada de óleos vegetais, também influenciou o derivado. Além disso, fundos de investimento recompraram posições após dados terem mostrado que esses agentes reduziram suas apostas na alta dos preços.

De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida comprada dos fundos diminuiu 8,05% na semana encerrada em 29 de março, de 164.248 para 151.028 lotes. Dados de exportação dos Estados Unidos contribuíram para os ganhos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 737.372 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 31 de março, aumento de 16,75% ante a semana anterior.