ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Exportadores e importadores renegociam contratos

Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), os dados da balança comercial de fevereiro divulgados nesta quinta-feira (03/03) reportando superávit de US$ 4,049 bilhões retratam um cenário de pré-guerra e não servem como base para projeção de futuro. A maioria dos exportadores e importadores estão renegociando seus contratos de comércio exterior.

Os dados de fevereiro não foram ainda afetados pela guerra e são simplesmente resultados do aumento precoce das exportações de soja para aproveitar os bons preços no exterior e o câmbio. Enquanto em janeiro foram exportadas 2,6 milhões de toneladas do grão, em fevereiro foram embarcadas 3,3 milhões de toneladas, num crescimento na margem de 26,92%. Ocorre que o volume de toneladas de soja embarcadas deve recuar daqui para o final do ano e haverá ainda os impactos da guerra pressionando para baixo. Prevendo isso, a maioria das empresas de exportação e importação já está renegociando contratos com o único objetivo de minorar as inexoráveis perdas a caminho.

Sem o Swift (sistema de comunicação interbancária que sustenta as transações globais) ninguém vai garantir que o exportador vai receber pelos produtos entregues. As empresas vão precisar de bons negociadores para renegociar seus contratos porque uma operação que em tempos normais já é tarefa difícil, num clima de guerra se torna ainda mais árduo o trabalho. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.