ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Biodiesel: BSBIOS planeja crescimento na Europa

A BSBIOS adquiriu 100% da fábrica MP Biodiesel, localizada em Domdidier, no Cantão de Friburgo, na Suíça. A operação faz parte do planejamento estratégico da empresa brasileira, que pretende se posicionar entre as três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo. O valor do negócio não foi informado. A aquisição da fábrica suíça marca uma nova etapa da inserção da empresa no mercado internacional, com destaque para o mercado europeu. A empresa tem um faturamento estimado de R$ 45 milhões e é 100% automatizada, com capacidade anual para produzir 5,6 milhões de litros de biodiesel. Como parte do acordo, os proprietários apoiarão a transição por um período de dois anos.

A orientação da BSBIOS é internacionalizar. Com a operação, a empresa se tornou um produtor multinacional de combustível renovável, negociando e operando biocombustíveis de segunda geração. A operação no país tem potencial de crescimento. A planta está situada no centro da Europa, o que dá uma posição estratégica no continente para a empresa brasileira. A fabricação do biodiesel tem um papel local importante na Suíça, para oferecer uma solução ambiental na questão do destino adequado do óleo de cozinha usado (UCO). Seguindo a exigência da legislação local, a planta utiliza exclusivamente o UCO de canola e, em menor proporção, de girassol como matéria-prima.

A BSBIOS pretende realizar investimentos nos próximos seis meses para melhorar a eficiência do processo de fabricação, além da ampliação da capacidade e capacitação da equipe comercial. Além da Suíça, a BSBIOS lançou em fevereiro de 2019 o projeto Omega Green, maior investimento privado estrangeiro da história do Paraguai. Neste projeto serão produzidos diesel renovável ou HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado, e querosene de aviação renovável ou SPK/SAF, combustíveis que emitem menos gases de efeito estufa e que serão destinados à exportação para os Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.