ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Fev/2022

Preço seguirá firme com o balanço global apertado

Segundo o Itaú BBA, os preços futuros da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) devem seguir firmes ao longo dos próximos meses, diante do aperto do balanço global da oleaginosa. A avaliação é de que há pouco espaço para perdas adicionais da safra atual na América do Sul e que a área plantada nos Estados Unidos na safra 2022/2023 deve aumentar.

No Brasil, apesar do avanço esperado da colheita, as altas na Bolsa de Chicago, combinadas com o câmbio desvalorizado e a elevação dos prêmios nos portos, dada a disputa pela soja entre exportadores e esmagadores, tendem a seguir dando suporte às cotações em Reais. A redução da oferta na América do Sul deve fazer com que importadores globais, notadamente a China, aumentem o interesse pela soja norte-americana, o que poderá trazer impulsos adicionais às cotações na Bolsa de Chicago. Outra influência altista vem das perspectivas positivas para os preços do óleo de soja face à disponibilidade limitada de óleos vegetais no mundo.

No mercado de farelo, apesar do aumento esperado da produção global, o consumo tende a seguir aquecido. Os estoques finais no mundo deverão voltar a cair no ano safra 2021/2022 e, assim, dar sustentação às cotações do produto no mercado internacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.